A Ely Kickboxing inseriu mais uma modalidade de luta em sua academia. Trata-se do Wrestling Chinês, conhecido na China como Shuai Jiao, estilo mais antigo de Wushu (conhecido no ocidente como Kung fu). No Brasil é conhecido como Wrestling Chinês e é uma forma de “wrestling popular” (folk wrestling) praticada na China, similar a outras praticadas no mundo, como Turquia, Japão, Mongólia, Rússia, Irlanda, etc.
O professor da modalidade é André Lins Machado Coelho, praticante de Wushu desde 1995, graduado professor nos estilos Shaolin do Norte, San Shou e Shuai Jiao. Saiba mais sobre o cartel da fera AQUI.
O Wrestling Chinês é um estilo de luta criado há mais de 4 mil anos. A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição e o esporte tornou-se um dos mais praticados em seu país de origem. Segundo André Lins, a modalidade chegou ao Brasil na primeira metade da década de 90.
A prática consiste em técnicas de projeções e quedas, ou seja, é uma competição corpo a corpo que consiste na tentativa de dominar, desequilibrar e derrubar o oponente. Pode ser praticado com e sem a vestimenta oficial (Jiao yi), composta de colete e calça, dependendo do objetivo do atleta.
Para os lutadores de MMA, a técnica é adaptada para o esporte de contato visando um melhor rendimento do atleta nas competições. Segundo André Lins, as técnicas de derrubada e de defesa do Shuai Jiao são tão eficientes quanto às do Wrestling praticado nos Estados Unidos. “Na verdade, possuímos uma maior variação para aplicar as manobras de desequilíbrio e de arremesso. Óbvio que isso está inteiramente ligado ao domínio do atleta/praticante à utilização correta na hora da luta”, explica.
Uma das diferenças entre o Wrestling Chinês e o norte-americano é a origem da luta e a vestimenta. O praticado nos Estados Unidos é oriundo da antiga Grécia, sendo que os lutadores usam um macacão olímpico “colado” ao corpo, enquanto que o Shuai Jiao é originário da China e utiliza um colete e calça.
Existem vários estilos de Wrestling Chinês. Os ministrados pelo professor André são os originários de Beijing e o Baoding, duas regiões da China tradicionais nestas competições. “Apenas fizemos uma adaptação para atender melhor a exigência dentro das competições de Mixed Martial Arts (MMA), no caso do ensino da modalidade na Ely Kickboxing MMA ”, explica André.
Qualquer pessoa pode praticar o Wrestling Chinês, desde que esteja apto clinicamente à prática de atividade física. “Podemos treinar de forma lúdica explorando a luta como uma mera atividade física, como defesa pessoal e, numa situação mais arrojada, como nas competições de MMA e do próprio Shuai Jiao”, explica André.
Agende sua aula! Turmas nas segundas e quartas-feiras, às 18 horas, no Centro de Treinamento da Ely Kickboxing MMA.